Uma cervejinha gelada e um bom bate papo, é tudo que os amantes da noite precisam para se divertirem. Mas a bebida que é uma paixão nacional, pode ter o seu lado negativo. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMC), o álcool é a segunda maior causa de morte no mundo.

Para a especialista em clínica médica, Débora Correia Teixeira, integrante da Comissão de Tabagismo, Álcool e Controle do Uso de Outras Drogas (Contred) da Associação Médica de Minas Gerais, “é equivocado dizer que o álcool pode destruir a vida”. É definido pelo padrão internacional que cada 10 gramas de álcool corresponde a uma unidade de álcool etílico.

Uma garrafa de cerveja de 600 ml tem concentração de 5% de álcool, ou seja, 30 gramas de álcool etílico, o que corresponde a três unidades internacionais. Para homens sadios até 70 anos, o ideal é de três unidades de álcool por dia. Já para as mulheres, que são menos tolerantes, o ideal é de duas unidades de álcool por dia.

A cerveja é hoje uma das bebidas mais consumidas no mundo, e Belo Horizonte foi eleita a capital onde as pessoas saem durante a semana para beber uma cerveja gelada, desbancando o Rio de Janeiro. Belo Horizonte está em 3º lugar no ranking do consumo de cervejas e a expectativa é que em 2007, Minas Gerais consuma mais de 1 bilhão de litros de bebida.

Bares para servir uma cervejinha gelada é o que não falta em Belo Horizonte, que é considerada a Capital nacional do boteco, com cerca de 10 mil estabelecimentos. Produzida pelos Sumérios, há mais de 600 anos é justamente na língua dessa nação, que a cerveja significa “pão líquido”, pois os ingredientes para o preparo tanto da cerveja como do chopp são os mesmos a “cevada”.

O belorizontino é extremamente cervejeiro e tem uma preferência maior pelos exemplares mais leves, porém tem se permitido descobrir marcas mais forte. O chopp também como a cerveja, a cada dia vem conquistando mais adeptos nos bares e recantos do mundo inteiro.

 

Jornalista: Agnaldo Moreira

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *