Boa Esporte Clube

 

Fundado em 30 de abril de 1947, a equipe de futebol do Boa Esporte Clube, pontal do triângulo mineiro, só veio a se profissionalizar em 1998 jogando a segunda divisão do Campeonato Mineiro e caindo na primeira fase. Mesmo com este tropeço acabou ascendendo ao Módulo II do Campeonato Mineiro juntamente com o Atlético Clube de Três Corações, o Ipatinga Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Guaxupé, pela desistência de várias equipes. Em 2004, o Ituiutaba vence o Módulo II do Campeonato Mineiro. No ano seguinte, após boa campanha na Primeira Divisão mineira, classifica-se para a Série C do Campeonato Brasileiro, onde joga com equipes tradicionais do interior de São Paulo na primeira fase. Classifica-se para a fase seguinte, onde é eliminado pelo Villa Nova. Em 2006, o Ituiutaba faz mais uma ótima campanha e por pouco não se classifica para as semifinais do campeonato estadual. Como em 2005, participou do Campeonato Brasileiro da Série C. Mas foi eliminado logo na segunda fase. Em 2007 a diretoria contrata bons jogadores para a Taça Minas Gerais e consegue o título inédito na Fazendinha. Em 2008, o clube chega aos seus dez anos de profissionalismo. Após manter a base da Taça Minas Gerais, consegue o 4º lugar inédito no Campeonato Mineiro e a vaga para as semifinais. Em 2011, a equipe se transfere para a cidade de Varginha, passando a jogar sob o nome de Boa Esporte Clube. O “novo” nome do clube não é uma novidade, uma vez que Boa já era o apelido do Ituiutaba e primeiro nome do clube.

 

Uberlândia Esporte Clube

 

Considerado como um dos mais tradicionais times do interior de Minas Gerais e fundado em 01 de Novembro de 1922, o Uberlândia Esporte Clube, tem no seu escudo as cores verde e branco que deram ao time o apelido de “Alviverde do Triângulo”. A era auge do time foi a memorável campanha nos campeonatos Brasileiros das décadas de 70 e 80 sendo o primeiro time do interior a conquistar um título a nível nacional. Entre os principais títulos do Uberlândia estão a Taça de Prata (atual Série B) de 1984, a Taça Minas Gerais de 2003 e os Campeonatos do Módulo II de 1999 e 2015.

 

Tupi Foot Ball Club

 

 O Tupi Foot Ball Club, time da Cidade de Juiz de fora foi fundado em 26 de maio de 1912 por várias pessoas importantes da Cidade e um dos mais importantes fundadores foi Antonio Maria Junior, o Carijó. Alguns dos fundadores do clube eram dissidentes daquele que seria futuramente seu maior rival: o Tupinambás. O nome original da equipe vigorou por 30 anos até a mudança para o nome que o time usa até os dias de hoje. Em 2001 a agremiação de Juiz de fora ganhou o seu primeiro título, o Campeonato Mineiro da segunda divisão, torneio esse a primeira divisão do módulo II do Campeonato Estadual de Minas Gerais. Em 2008 ganhou a taça Minas Gerais, 2011 a série D do Campeonato Brasileiro, em 2015 o time Juiz-forano terminou o campeonato da série c subindo posteriormente para a série B do campeonato brasileiro de 2016.

 

América Futebol Clube

 Preservando o mesmo nome desde a sua criação, o América Futebol Clube foi fundado em 30 de abril de 1912. As cores originais do time são o verde e branco e o preto foi incorporado ao time em 1970, embora tenha atuado com uniformes vermelhos entre 1933 e 1942, em protesto à introdução do profissionalismo no futebol. O América é o único clube de Belo Horizonte a mandar seus jogos em estádio próprio e possui a terceira maior torcida dentre os clubes de Minas Gerais. O time do América e único time de Belo Horizonte que tem o seu estádio próprio “O Independência”. A agremiação já conquistou15 títulos estaduais, e foi vice-campeão em outras 15 oportunidades. As 10 primeiras conquistas foram em sequência, entre 1916 a 1925. Entre essas conquistas destacam o campeonato Brasileiro série B de 1997, a Copa Sul Minas em 2000, o campeonato brasileiro série C em 2009 e o campeonato mineiro em 2001..

 

Guarani Esporte Clube

 

  O Guarani Esporte Clube time da Cidade de Juiz de fora foi fundado em 20 de setembro de 1930 e é, considerado o time mais tradicional da região Oeste de Minas. Em 1936, surge a Liga Municipal de Desportos de Divinópolis, LMDD, com o Guarani se inscrevendo no campeonato da cidade e consolidando seu nome na década de 1950.  Em 1961, o Guarani foi vice-campeão mineiro, em 1976, depois de idas e vindas entre o amadorismo e o profissionalismo, o Guarani se tora um time profissional de forma definitiva. Em 1981, conquistou seu melhor desempenho em competições nacionais, terminando a Taça de Bronze, atual Série C brasileira na 4ª posição. Em 1994, o Guarani conquistou o título da Segunda Divisão. Em 1996, o Bugre retorna à elite do futebol mineiro. Em 2000, o Guarani foi vice-campeão mineiro do Módulo II. Em 2001, após péssima campanha no estadual o time foi rebaixado novamente ao Módulo II. Em 2002, o Guarani sagra campeão do Módulo II. Em 2008 terminou a competição em 5º lugar e em 2009 a equipe é rebaixada ao Módulo II. Em 2010, o Guarani volta a disputar o Módulo II do Campeonato Mineiro, sagrando-se campeão e conquistando o acesso ao Módulo I para o ano de 2011. No segundo semestre, o Guarani participou pela primeira vez da Taça Minas Gerais, sendo eliminado na semifinal pela equipe do Boa Esporte. Em 2012, o Guarani terminou o Campeonato Mineiro na sexta posição, conseguindo uma vaga à Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2013, o Bugre terminou o Campeonato Mineiro na sétima colocação e recebe o convite para disputar a Série D de 2013 mas devido ao alto custo a oferta é recusada. Em 2014 o Guarani celebrou a volta do mando de campo em Divinópolis e o clube terminou o Campeonato Mineiro na 10ª colocação.

 

Tombense Futebol Clube

 

 Fundado no dia 07 de setembro de 1914, o Tombense Futebol Clube da Cidade de Tombos Minas Gerais, só foi profissionalizado em 1999. No futebol amador a equipe conquistou o campeonato mineiro da Zona da Mata mineira de 1935, contra o Tupi de Juiz de Fora, em jogo final realizado em Carangola, cidade vizinha de Tombos. Nas décadas seguintes, O gavião Carcará nome dado ao mascote do clube revelou alguns atletas que posteriormente vieram a jogar em equipes como Atlético Mineiro, Flamengo,Vasco. O time da cidade de Tombos começa a aparecer no cenário estadual no ano de 2000, quando reformou o estádio Antônio Guimarães de Almeida construindo uma concentração, ativando times em diversas categorias e disputando o campeonato mineiro. Em 2001 o Tombense já era campeão mineiro das categorias infantil e juvenil. Em 2002 conquista o seu primeiro titulo de campeão mineiro da segunda divisão vindo a estrear no módulo II do campeonato Mineiro em 2003. Em 2004 amarga um triste rebaixamento e só volta a disputar o campeonato Mineiro da segunda divisão em 2006 chegando ao título. Em 2009 volta a disputar a segunda divisão, ficando com o segundo lugar e se classificando novamente para o módulo II de 2010 e se sagra vice-campeão em 2012. Desta forma o time conquista uma vaga para a disputa do campeonato mineiro da primeira divisão de 2013 e se classifica entre os quatro melhores do campeonato mineiro e de quebra consegue uma vaga para o campeonato Brasileiro da série D. Já em 2014 foi o segundo melhor colocado do campeonato mineiro e se classifica novamente para o campeonato Brasileiro de futebol da série D. O time da Tombense fez uma boa campanha sendo líder do grupo A. No dia 19 de outubro de 2014, o Tombense consegue o acesso ao campeonato Brasileiro de Futebol de 2015 da série C, após vencer o Moto Club e pela primeira vez se classifica para a divisão superior do campeonato brasileiro.

 

URT

 

A URT foi Fundada em 9 de julho de 1939 e seus principais títulos foram o bicampeonato da Taça Minas Gerais no ano de 1999 e 2000 e com isso assegurou sua participação nas edições de 2000 e 2001 da copa do Brasil. No ano de 2000 estreou contra uma grande equipe, o Fluminense do Rio de Janeiro e só perdeu no Maracanã, tendo conseguido um empate no Zama Maciel. Em 2001 o time da URT foi eliminado pelo Mixto de Cuiabá logo na primeira fase. Em 2005 foi o 3ª colocado ficando atrás apenas do Ipatinga e do Cruzeiro. Em 2006, o clube novamente participou da Copa do Brasil, após a grande campanha no Campeonato Mineiro de 2005. Na estréia, jogou contra o Londrina e classificou-se a 2ª fase, vencendo os paranaenses no primeiro jogo por 3 x 2 no Estádio Zama Maciel e empatando no Estádio do Café. Na 2ª fase, o clube jogou contra outro time grande, o Santos Futebol Clube, dentro de casa, e perdeu por 3 x 1, sendo eliminado. O autor do gol da equipe foi Ditinho. Depois de sete anos no Módulo II, a URT volto à elite do futebol mineiro. O time conquista o acesso vencendo o Democrata GV por 3 a 0, diante da torcida, no estádio Zama Maciel, e ainda de quebra conquista o título da competição. Em 2014, no retorno a elite, termina na 9ª colocação, com 12 pontos ganhos, permanecendo assim no módulo I do Campeonato Mineiro de Futebol. Em 2015 faz razoável campanha conseguido terminar na 8ª posição. Desta forma garante presença no módulo I de 2016, indo para a sua terceira participação seguida na elite do futebol mineiro.

 

Clube Atlético Tricordiano

 

 Fundado no dia 13 de Agosto de 2007 pelos ex-diretores do ACTC, o Clube Atlético Tricordiano herdou as cores branca e vermelha e o apelido do Atlético Clube Três Corações. No dia 18 de Outubro de 2008, na estreia da 2º Divisão Mineira oTricordiano disputa a sua primeira partida oficial no futebol profissional e o adversário foi o Sul Minas da cidade de Pouso Alegre.No ano de 2009 o Tricordiano disputou novamente a 2º Divisão Mineira, e o clube garantiu o acesso para o Módulo II do Campeonato Mineiro, ficando na 3º colocação geral.No ano de 2010 o Tricordiano disputou pela primeira vez o Campeonato Mineiro da 1º Divisão – Módulo II. Ainda em 2010, o Tricordiano disputou a Taça Minas Gerais de Futebol ficando em na 4º colocação. No ano de 2011 o Tricordiano disputou pela 2º vez o Campeonato Mineiro da 1º Divisão – Módulo II.  A campanha no Módulo II de 2011 foi excelente e o time classificou-se para o quadrangular final ficando na 2º colocação da Chave B.Na segunda fase a equipe mostrou que estava apta ao acesso à 1º Divisão Mineira, chegando à última rodada brigando pela vaga e decidiu em casa contra o Ituiutaba a vaga à Primeira Divisão. No ano de 2012 a equipe tricordiana não foi bem dentro de campo. Disputou o Módulo II brigando para não ser rebaixada e chegando à última rodada com risco de cair para a 2º divisão. A torcida fez a sua parte e o rebaixamento só foi evitado na última rodada com a vitória diante doPoços de Caldas.

 

Caldense Futebol Clube

 A Caldense foi fundada de fato no dia 16 de novembro de 1925, por remanescentes do Foot-Ball Club Caldense. Após reunião realizada no dia 3 de abril de 1926, a Caldense funde-se com o Gambrinus Futebol Clube, originando a Associação Atlética Caldense. No ano de 1928, o presidente João Porfírio Bueno Brandão resolveu antecipar para o dia 7 de setembro a data de fundação da Caldense. Somente em 1943, quando João Coelho da Silva presidia o clube, é que esta data foi oficializada pelo Conselho Deliberativo, do clube. Durante muito tempo, a Caldense disputou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, e somente em 1972 estreou na elite estadual. Em 2002, a agremiação conquistou o maior título de sua história, ao vencer o Campeonato Mineiro. Na partida do título, dia 5 de maio, vitória da “Veterana” sobre o Nacional de Uberaba. No Campeonato Mineiro (módulo I) de 2007, a Caldense iniciou a disputa como uma das favoritas às semifinais. Chegou a liderar o torneio, porém, após forte queda de rendimento, terminou na décima primeira colocação e amargou o rebaixamento ao módulo II do futebol mineiro de 2008.Em 2009 com uma bela campanha no Campeonato Mineiro (1ª Divisão módulo II), a Caldense conseguiu retornar a elite do futebol mineiro, ficando atrás apenas do Ipatinga Futebol Clube.  Em uma ótima campanha sob o comando do treinador Leonardo Condé no campeonato mineiro da primeira divisão de 2015, a Caldense conseguiu um feito inédito, terminar a primeira fase de forma invícita. Com a liderança, a equipe se classificou para a fase mata-mata do campeonato mineiro, garantindo também uma vaga na série D do brasileirão de 2015 e destacando frente aos dois grandes clubes da Capital Atlético e Cruzeiro.

 

Villa Nova Futebol Clube

 

 Com sede na cidade de Nova Lima e fundado no dia 28 de junho de 1908, o Atlético Clube (conhecido como Villa Nova ou apenas como Villa) é um clube esportivo do Estado de Minas Gerais. Conhecido como o leão do Bonfim, seu apelido faz referência ao mascotee localidade onde esta a sede do clube alvirubro.Suas cores tradicionais são o vermelho e o branco. O time do Villa Nova foi o primeiro clube a jogar nos gramados mineiros e dois anos depois de sua fundação o Villa faturou contra o Yale a primeira taça. Logo em seguida no dia 07 de setembro de 1910, alguns jogadores do extinto Sport juntam -se a atletas do Morro Vellho e o Villa e realizam a primeira partida Interestadual de Belo Horizonte. Embora filiado à Liga Mineira desde 1915, apenas em 1927 o Villa Nova foi aceito como participante do Campeonato Mineiro e a alegação seria que a distância era muito grande correspondente a 15KM.Outro momento de grande importância para o Villa Nova foi à criação da primeira liga profissional de futebol, em 1933, como resultado da presença cada vez maior de interesses econômicos de dirigentes e atletas, decorrentes da popularização do esporte. Em 1995 o Villa Nova foi campeão do Campeonato Mineiro módulo II, sendo tetra campeão em 1932, 1933, 1934,1935 além de Campeãop Mineiro em 1951. A maior façanha do Villa foi a de ter sido o primeiro campeão brasileiro da segunda divisão competição equivalente à série B hoje.

 

Clube Atlético Mineiro

 

 O Clube Atlético Mineiro é um time multi-esportivo brasileiro sediado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes, tem como suas cores tradicionais o preto e o branco. Seu símbolo é o Galo, mascote oficial no final da década de 1930. O time do Atlético Mineiro é o maior campeão do Estado de Minas Gerais, com 43 títulos do Campeonato Mineiro. A nível nacional foi Campeão Brasileiro uma vez, em 1971 e conquistou outros três títulos nacionais oficiais: a Copa dos Campeões Estaduais em 1937, a Copa dos Campeões Brasileiros em 1978 e a Copa do Brasil, em 2014. Na esfera internacional, possui quatro títulos internacionais oficiais: A Copa Libertadores da América em 2013, duas Copas Conmebol 1992/1997 e a Recopa Sul-Americana do ano de 2014. Ao longo da história atleticana, destacam-se também as modalidades de voleibol, onde o clube é ainda hoje, o segundo maior campeão estadual (apenas atrás do Minas Tênis Clube). O atletismo rendeu ao clube três conquistas na Corrida Internacional de São Silvestre, conquistados por João da Mata (1983) e Robert Cheruiyot (2007) no masculino, e Alice Timbilili (2007) no feminino. No futsal, o Atlético Pax de Minas, através de craques como Manoel Tobias e Falcão, dominou o Brasil e o mundo, conquistando títulos como a Taça Brasil em 1985, a Liga Futsal em 1997 e 1999, e a Copa Intercontinental em 1998.

 

Cruzeiro Esporte Clube

 

 Fundado no dia 02 de janeiro de 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, em 1942 foi rebatizado com o nome de Cruzeiro Esporte Clube fazendo referência ao Cruzeiro do Sul. Reconhecido como um dos maiores clubes do futebol brasileiro e internacional, o Cruzeiro foi duas vezes vice-campeão mundial e tem no seu currículo continental dois títulos da Copa Libertadores da América, dois da Supercopa da Libertadores, um da Recopa Sul-Americana, um da Copa Ouro e um da Copa Master da Supercopa. No âmbito nacional, o time celeste detém quatro conquistas no Campeonato Brasileiro (uma delas como Taça Brasil), quatro da Copa do Brasil, em âmbito regional foi bicampeão da Copa Sul-Minas e campeão da Copa Centro-Oeste, e em âmbito estadual possui 55 conquistas. Foi ainda a primeira e única equipe brasileira a conquistar a tríplice coroa nacional, tendo vencido um campeonato estadual, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro. Em outros esportes, o Cruzeiro se destaca também no Vôlei, em 2009 firmou parceria com a Associação Social e Esportiva Sada para formar uma equipe masculina de voleibol, o Sada Cruzeiro, que tem sido uma das mais importantes do país, sendo a única equipe brasileira a ter conquistado o Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol, entre vários títulos importantes, como: três Superligas Nacionais (temporadas 2011-12, 2013-14 e 2014-15), uma Copa Brasil de Voleibol (2014), dois Sul-Americanos (2012 e 2014) e seis estaduais. No atletismo o Cruzeiro também tem um time forte, fazem parte de sua equipe vários atletas importantes, disputando as mais diversas corridas de nível nacional e mundial.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *